O Jornal Prudêncio Informativo foi criado no início do ano letivo com intuito de despertar a curiosidade e ter o envolvimento dos alunos com assuntos da comunidade escolar e Paveramense.
Integrar os alunos além de inteirá-los e deixá-los ativos aos assuntos recorrentes a comunidade Paveramense, trazendo assuntos pertinentes para o cotidiano escolar. Com esse objetivo a Escola Municipal de Ensino Fundamental Prudêncio Franklin dos Reis vem trabalhando o Projeto Jornal Escolar.
O Jornal Prudêncio Informativo, como é conhecido, tem edições mensais, e é produzido e desenvolvido totalmente pelos alunos do 6º, 7º e 8º ano, com matérias e fatos ocorridos na cidade bem como fotos, entrevistas e atividades desenvolvidas na escola.
O Projeto iniciou com a professora Ana Paula Debus, que deu inicio as primeiras edições. A educadora deixou a escola devido a questões pessoais e o projeto seguiu com a professora Keli Luz, que deu uma nova metodologia ao jornal. Os alunos começaram a desenvolver o projeto extraclasse, ou seja, trabalham nas matérias durante o período fora da escola.
Ana Paula Nascimento é uma das alunas envolvidas na edição que está sendo preparada do Jornal Prudêncio Informativo. Ela destacou a curiosidade despertada e as dificuldades no inicio do projeto.
“No começo parecia difícil, mas com o tempo despertou muita curiosidade para ir em busca dos assuntos. Essa experiência foi muito boa, nos deu ânimo, até porque o trabalho não seria visto apenas na sala de aula, mas também por toda escola”.
Devido às férias de inverno e a saída da professora Ana Paula, esta edição será trimestral, referente aos meses de julho, agosto e setembro. As atividades e projetos da escola, os aniversariantes, as obras que vem acontecendo no município, o horóscopo, agenda cultural, moda, tudo reportado pelos alunos. “Como alguns não tem internet em casa, por vezes utilizamos o telecentro municipal” disse Kéli.
“O jornal tem o objetivo de informar a todos sobre o que acontece na escola” disse Renata Marques, aluna do 7º ano. Com ênfase e empolgação Diemili Vieira, também aluna do 7º ano destacou sobre o projeto, “no início parecia difícil, mas agora está mais fácil”.
O jornal é desenvolvido pelos alunos e entregue a professora Keli Luz, que faz a diagramação e correção do texto. Após, é feita a impressão e é exposto no mural da escola. A diretora Joseane Rosa da Silva salientou a importância do projeto e do envolvimento e interesse dos alunos pelos fatos ocorridos na comunidade escolar e paveramense, e pretende seguir incentivando os alunos com o jornal. “Queremos agora levar os alunos a um jornal, para eles conhecerem a redação, conversarem com repórteres. Outro fator que estamos avaliando é de se fazer edições impressas para ser distribuídos na escola”.
No desfile cívico de 7 de setembro, a EMEF Prudêncio Franklin dos Reis dedicou um espaço para divulgar o Projeto Jornal Escolar. A escola convida a comunidade paveramense a conhecer o educandário e seus projetos. A Prudêncio está localizada no bairro Morro Bonito e conta atualmente com 118 alunos, 10 professores e 2 funcionárias.
Assessoria de Imprensa e Comunicação - Prefeitura Municipal de Paverama.
Nenhum comentário:
Postar um comentário