Desfile Cívico reuniu milhares de pessoas nas ruas centrais do município
Milhares de pessoas assistiram ao tradicional Desfile Cívico de Paverama em alusão ao centésimo nonagésimo segundo aniversário de proclamação da república comemorado no último dia 7 de Setembro, que devido ao mal tempo da data oficial, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, promoveu o ato cívico na tarde do último sábado dia 13.
Em um belo dia, com muito sol e calor, as pessoas tomaram as ruas centrais da cidade para acompanhar o desfile que acontece há mais de 40 anos no município.
Dando início, foi realizada a composição do palanque oficial, com as autoridades municipais, entre elas o Prefeito Municipal Vanderlei Markus e esposa, Vice-prefeito Edgar Hauenstein e esposa, Vereadores e Secretários Municipais.
Após a formação do palanque oficial, foi entoado o Hino Nacional Brasileiro, juntamente com o hasteamento das bandeiras realizado pelo Prefeito Vanderlei Markus, o Vice-prefeito Edgar Hauenstein e a Secretária de Educação e Cultura Rosicler Flach.
Em seguida o Chefe do Executivo Municipal, Vanderlei Markus, ao fazer o uso da palavra, realizou uma saudação a todos os presentes e destacou a data e sua relevância. “Precisamos aproveitar este momento para fazer uma grande reflexão, sobre a sustentabilidade, sobre a construção de um Brasil próspero. O Brasil é riquíssimo e quem pode mudar o país somos nós, o povo brasileiro, cada um fazendo a sua parte, economizando água, tomando atitudes positivas, acreditando na construção de um mundo melhor, com mais união e responsabilidade”, disse.
Abrindo o desfile, foram recebidas pelo Prefeito Vanderlei Markus, em frente ao palanque oficial as Soberanas do Município, Rainha Jéssica Althaus Flach e a 1ª Princesa Luana de Oliveira Souza que conferiram o desfile junto com as demais autoridades no Palanque Oficial.
Na sequência o Centro de Referência e Assistência Social, o CRAS de Paverama, desfilou com os projetos desenvolvidos pela entidade; Projeto “Viver Feliz composto por pessoas com deficiência, idosos, cuidadores e voluntários que auxiliam nos trabalhos. O Grupo de 6 a 15 anos, que tem seus encontros nas terças a tarde e quartas pela manhã, devendo ser freqüentado no turno inverso à escola. O Grupo de artesanato Novos Talentos e Talentinhos de Santa Manoela. O Projeto de ginástica da melhor idade Viver Melhor Centro, com encontros todas as segundas e quartas a tarde, e Viver melhor Fazenda São José com encontros nas terças a tarde. E o Projeto Orientação e Apoio Sócio Familiar que é uma atividade do Programa de Atendimento Integral as Famílias.
Na continuidade do desfile os grupos do lar desfilaram e mostraram quão são importantes em suas comunidades e para o município, participaram os seguintes grupos; Grupo do Lar Nossa Senhora da Conceição de Aterrados, Grupo de Mães Doce Lar - Morro Bonito, Grupo do Lar Fraternidade de Linha Brasil, Grupo do Lar Unidas do Centro, Grupo do Lar Recanto das Flores de Morro Azul e o Grupo do Lar Azaléia de Santa Manoela.
A rede Municipal de Ensino monstrou ao público a riqueza de atividades e dos trabalhos desenvolvidos nas escolas. As 5 Escolas de Educação Infantil fizeram a abertura da etapa Educacional do Desfile Cívico. As EMEIs dentro do projeto Geral da Rede de Ensino Municipal: Uma corrente por mais leitura trouxe aos presentes o mundo mágico e fascinante das histórias clássicas infantis.
A Emei Criança Feliz retratou a história O Soldadinho de Chumbo. A EMEI Pingo de Gente apresentou o tradicional conto da Branca de Neve e os sete anões. Já a EMEI Pequeno Mundo teve como tema a fábula dos Três Porquinhos. A Casa da Criança por sua vez contou ao público a história de Chapeuzinho Vermelho. Encerrando a participação das Escolas de Educação Infantil a EMEI Arco-Íris apresentou o conto da Cinderela.
Seguindo com a Rede Municipal, as 8 Escolas de Ensino Fundamental do município, realizaram suas apresentações, cada uma abordando os projetos trabalhados no decorrer do ano letivo, como projetos de leitura, tecnologia, cultura e família. Todas as EMEFs estiveram presentes, Prudêncio Franklin dos Reis de Morro Bonito, São José de Santa Manoela, Sagrado Coração de Jesus de Linha Brasil, Jardelino José de Vargas de Posses, Visconde de Mauá de Morro Azul, São Miguel de Morro dos Cavalos, Reinaldo Markus de Fazenda São José e a Gonçalina Pinto Vilanova da Cidade Baixa, que trouxe ritmando os passos da escola a sua banda Marcial.
Em sequência as escolas estaduais do município propiciaram um belo desfile ao público presente. A primeira foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental Boa Esperança, que conta com 55 alunos, e participou do desfile com a seguinte temática: “Nosso estudo conectado a cultura”. Após a Escola Estadual de Ensino Médio Paverama ao som de sua Banda Marcial abriu seu desfile com os porta-bandeiras e as garotas estudantis, apresentou diversos temas e projetos, dentre eles leitura, Feira do Conhecimento, Jergs, Poesias de Mário Quintanna e o Projeto Garopaba.
Pelo segundo ano consecutivo, as entidades religiosas também participaram do evento; a Paróquia Nossa Senhora do Rosário e a Comunidade Cristã Reviver desfilaram e levaram seus fiéis ao evento.
A Escolinha de futsal Fênix e o Grupo de Danças Folclóricas Origens participaram com seus integrantes e contaram através do protocolo a sua trajetória no município.
A história de Paverama também pode ser resgatada através das carreteadas com os grupos de carreteiros de Santa Manoela e Cabriúva. O CTG Estância do Siqueira também se fez presente com os cavalarianos e o caminhão que remete as tradições gaúchas com churrasco, chimarrão e a boa música tradicionalista.
Pela primeira vez o 507 CLUB participou do evento, um grupo de amigos que tem paixão por carros rebaixados e som automotivo que reuniu um grande número de carros. Para esse grupo essa prática é um esporte e um lazer.
O encerramento se deu com a participação do grupo de Gaioleiros de Paverama, que desde 2000 participa e organiza eventos levando adrenalina e o nome de Paverama por onde passam.
Agradecimento da SMEC:
A Secretaria de Educação e Cultura, por meio da Secretária Rosicler Flach, agradece a todos que participaram de uma ou de outra forma no Desfile de sábado, momento que serviu para demonstrar que quando várias pessoas se organizam e partilham de união, comprometimento e dedicação belas ações são realizadas.
Assessoria de imprensa - Prefeitura Municipal de Paverama.