quinta-feira, 23 de julho de 2015

Professores da rede municipal participam de Formação Continuada


Alunos retornam as aulas no dia 3 de agosto. Enquanto isso professores participam de formação continuada.
Iniciaram na última segunda-feira (20) as férias escolares de inverno de Paverama, no total entre Pré-escolas, Escolas de Ensino Fundamental e Médio, 1119 alunos estão em recesso, retornando as aulas no dia 3 de agosto. Como ocorre anualmente, os 67 professores das 8 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) participam de atividades de Formação Continuada neste período, numa promoção da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC).
A Formação Continuada dos Professores Municipais iniciou na terça-feira (21) com duas oficinas, a primeira delas pela manhã com a seguinte temática, “Falar em público uma habilidade a ser desenvolvida na sala de aula”, ministrada pela professora Garine Andrea Keller. Seguiu à tarde, no Telecentro Municipal com a oficina “Desafios Linguísticos, uma proposta prática de trabalho”. A formação teve seu encerramento na manhã de hoje com uma Reunião Pedagógica e de estudos no Telecentro.
A Secretária de Educação e Cultura Rosicler Flach avaliou de forma positiva os momentos de integração e aprendizado dos educadores, “Dessa forma fortalecemos o trabalho e o vínculo como equipe”.
Assessoria de Imprensa e Comunicação

Assessoria de Imprensa e Comunicação - Prefeitura Municipal de Paverama.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Projeto Sons da Vida retoma as atividades


O projeto desenvolve diversas oficinas musicais em turno inverso das aulas
É praticamente impossível encontrar uma pessoa que não goste de ouvir, cantar ou dançar. Desde a mais tenra idade vivenciam-se muitas experiências ouvindo e cantando em casa e em tantos outros lugares, com os mais diversos fins. Além disso, a música exerce um relevante papel na formação cultural das pessoas, por meio do repasse de ideias, informações e conceitos, serve para o aprimoramento do aprendizado.
Com essa visão, foram retomadas nesta semana as atividades do Projeto musical da Secretaria de Educação e Cultura de Paverama, “Sons da Vida”, no qual são desenvolvidas oficinas de violão, canto coral e a Bandinha Municipal de forma gratuita para os alunos matriculados do município, no turno inverso ao de aulas.
As atividades são realizadas no Ginásio Católico e na Sala de Aprendizagens as sextas-feiras e sábado de manhã. A partir deste ano, as aulas passaram a ser ministradas pelo professor e músico Anderson Altmann, de Teutônia.
“Acreditamos que com a inserção da música no dia-a-dia e no cotidiano de nossas crianças e jovens poderemos ocupar de forma prazerosa o tempo no turno inverso ao das aulas, contribuindo assim para sua formação integral e crescimentos sadio.” Destacou a Secretária de Educação e Cultura Rosicler Flach.
Assessoria de Imprensa e Comunicação - Prefeitura Municipal de Paverama.

MANHÃ DE TALENTOS MOVIMENTA ESCOLAS DE PAVERAMA


Na manhã do último sábado, dia 11 de julho, realizou-se nas dependências da EMEF Profª Gonçalina Pinto Vilanova a III Manhã de Talentos de Paverama. Os alunos das escolas municipais puderam conhecer diferentes atividades artísticas que foram ministradas através de oficinas de Dança Alemã, Dança Gauchesca, Dança Oriental, Artes Manuais, Ritmos Musicais e Yoga. Foram momentos muito prazerosos de aprendizado e troca de experiências através dos quais os alunos puderam além de expandir suas perspectivas culturais, experimentar diferentes modalidades artísticas. A Secretaria de Educação e Cultura, através da Secretária Rosicler Flach, agradece a todos os oficineiros, aos professores e aos funcionários que se integraram a fim de proporcionar essa manhã tão especial para a educação e cultura de nosso município.

sexta-feira, 10 de julho de 2015

PROJETO SONS DA VIDA retoma atividades

É praticamente impossível encontrar uma pessoa que não goste de ouvir, cantar ou dançar. Desde a mais tenra idade vivenciam-se muitas experiências ouvindo e cantando em casa e em tantos outros lugares, com os mais diversos fins. Além disso, a música exerce um relevante papel na formação cultural das pessoas, por meio do repasse de idéias, informações e conceitos, serve para o aprimoramento do aprendizado. Com essa visão, foram retomadas nesta semana as atividades do Projeto musical da Secretaria de Educação e Cultura de Paverama, SONS DA VIDA, no qual são desenvolvidas oficinas de violão, canto coral Bandinha Municipal. As atividades são realizadas no Ginásio Católico e na Sala de Aprendizagens as sextas-feiras e sábado de manhã. A partir deste ano, as aulas passaram a ser ministradas pelo professor e músico Anderson Altmann, de Teutônia. Segundo a Secretária de Educação Rosicler Flach “acreditamos que com a inserção da música no dia-a-dia e no cotidiano de nossas crianças e jovens poderemos ocupar de forma prazerosa o tempo no turno inverso ao das aulas, contribuindo assim para sua formação integral e crescimentos sadio.” Conclui a Secretária.
http://www.paverama.rs.gov.br/

quinta-feira, 9 de julho de 2015

PROJETO EDUCAR PARA TRANSFORMAR

Compartilhando da nossa Secretária de Educação Rosicler Flach... 
"No dia de hoje os alunos do município de Paverama estão tendo um dia diferente de aprendizados hoje. A Prefeitura Municipal através da secretaria de Educação em parceria com a Aesul está desenvolvendo ginásio católico o Projeto EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Várias oficinas e ações sobre sustentabilidade estão sendo desenvolvidas evidenciadas. EDUCAR VIVENDO..."

DATAS COMEMORATIVAS MÊS DE JULHO

QUADRA DE ESPORTES DA EMEF GONÇALINA PINTO VILANOVA É INAUGURADA


No último sábado, 27/06/2015, foi inaugurada a quadra de esportes localizada nas dependências da Escola Municipal Gonçalina Pinto Vilanova, que contou com a presença do Prefeito Municipal Vanderlei Markus, do Vice-Prefeito Municipal Edgar Helio Hauenstein e vereadores, além de secretários municipais, diretores de escolas e munícipes que compareceram a fim de prestigiar a solenidade.
A referida quadra tem 622,08m² e foi construída com recursos do Ministério da Educação, totalizando R$ 276.542,43 (duzentos e setenta e seis mil, quinhentos e quarenta e dois reais com quarenta e três centavos), tendo a contrapartida do Município de R$ 91.849,30 (noventa e um mil oitocentos e quarenta e nove reais e trinta centavos).
Na oportunidade, o Prefeito Municipal frisou a importância da obra, destacando que em momentos de conquista como esta é insignificante destacar siglas partidárias ou qualquer outro tipo de agremiação, pois o que importa é o progresso do Município e o bem-estar que a obra proporciona ao seu público alvo, ou seja, as crianças que usufruirão desta conquista.
Após a solenidade de abertura, foi realizado um jogo de confraternização envolvendo uma equipe representando os professores do educandário e outra equipe representando o executivo Municipal. Os munícipes presentes manifestaram sua satisfação por ver Paverama alcançar mais esta conquista.
http://paverama.rs.gov.br/

Gincana sobre Educação Fiscal

No dia 18 de junho de 2015, no Centro Cultural Evangélico de Paverama, ocorreu a gincana envolvendo duas escolas municipais e uma estadual do município para escolha do mascote da Educação Fiscal. A disputa foi entre a Escola Municipal de Ensino fundamental Professora Gonçalina Pinto Vilanova, da localidade da Cidade Baixa; a Escola Municipal de Ensino Fundamental Prudêncio Franklin dos Reis, do Morro Bonito e a Escola Estadual de ensino Médio Paverama, do Centro. Os jurados avaliaram mascotes que foram confeccionados com material reciclável pelos alunos do 6º ao 9º ano, sendo que o vencedor foi o mascote confeccionado pela Escola Estadual de Ensino Médio Paverama, que recebeu como prêmio uma bola de futebol e uma de vôlei. A gincana contou com outras atividades envolvendo o tema Educação Fiscal, como a palestra do Contador do Município Eloy Magalhães de Azevedo, que falou a respeito da arrecadação do município e carga tributaria. Após a palestra os jurados fizeram perguntas aos alunos sobre o seu teor, valendo pontos na gincana. No mesmo sentido foi a tarefa de apresentação da nota fiscal mais antiga do comercio local, em que a Escola Estadual de Ensino Médio de Paverama obteve a pontuação com a nota do ano de 1959.